Feira santarem

feira santarem

Qual é a maior feira agrícola de Santarém?

A Feira Nacional de Agricultura é considerada uma das maiores, se não for a maior feira agrícola nacional. Até 1994, esta feira recebia milhares de produtores e visitantes num recinto improvisado no Campo Infante da Câmara junto à Monumental de Santarém.

Que melhor se vai passar este ano em Santarém?

A Feira Nacional da Agricultura terá este ano mais uma grande edição e nada como ver o que melhor se vai passar este ano em Santarém. A Feira Nacional de Agricultura é considerada uma das maiores, se não for a maior feira agrícola nacional.

Quando é a Feira do Ribatejo?

A feira é realizada nas primeiras semanas de junho e tem como principal objectivo ser a principal feira do ribatejo. Desde exposições agricolas aos tradicionais espetáculos passando pelas exposições gastronómicas e de artesanato.

Quais são os principais eventos da Feira Nacional de Agricultura?

Durante a Feira Nacional de Agricultura recebe dezenas de milhares de pessoas nos múltiplos eventos que a Feira tem. A feira é realizada nas primeiras semanas de junho e tem como principal objectivo ser a principal feira do ribatejo. Desde exposições agricolas aos tradicionais espetáculos passando pelas exposições gastronómicas e de artesanato.

Quais são as principais características da Feira do Ribatejo?

Mantendo a sua componente genuinamente ribatejana, ou escalabitana, pelos touros e o que estes envolvem, os garbosos campinos, o folclore e a gastronomia locais, a Feira do Ribatejo, em pouco mais de 10 anos foi adquirindo uma dimensão crescente, para ela fazendo convergir todo o setor agropecuário e agroalimentar portugueses.

Qual a importância do CNEMA para a cidade de Santarém?

Sendo o CNEMA uma instituição relevante para a cidade de Santarém e da sua afirmação como capital agrícola do país – onde a própria Câmara tem participação social, justificava a decisão política de tentar salvá-la de uma iminente falência.

Quais são as duas feiras que passam a ser siamesas?

Estas duas feiras, que passaram a ser siamesas, foram explanando-se no Chã de S. Lázaro, que entretanto passou a ser denominado Campo Emílio Infante da Câmara e em 1994 transitaram para cerca de 2 km da cidade de Santarém, os 64 hectares onde foram implantadas nas instalações do CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas).

Como a Feira do Ribatejo pode ajudar o ambiente?

Continuando a experiência de anos anteriores, a Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo voltam a colaborar para que o evento seja cada vez mais amigo do ambiente. Neste âmbito, estarão instaladas no recinto várias baterias para recolha e reciclagem de Papel, Vidro, Plásticos e Embalagens de Metal.

Por que a transição da Feira do Ribatejo é necessária?

Vários aficionados da Feira do Ribatejo são contra esta transição, necessária apenas devido à Feira Nacional de Agricultura, mas que descaracterizou completamento a Feira do Ribatejo. A mudança também teve a intenção de salvar o CNEMA, à época asfixiado na dívida com que nasceu e que a banca reclamava.

Quem foi o ministro da economia do Ribatejo?

Em 1940, Rafael Duque (1893-1969), ministro da Economia e um profundo conhecedor da agricultura, especialmente do Ribatejo, admitia que o problema daqueles tempos era o excesso de população e, por consequência, de mão-de-obra agrícola.

Postagens relacionadas: