Doença do beijo

doença do beijo

Quais são as doenças que podem ser transmitidas pelo beijo?

Revisão médica: Drª. Sheila Sedicias As doenças que podem ser transmitidas pelo beijo são, na maioria, infecções por vírus, bactérias e fungos que são transmitidos através da saliva ou gotículas de saliva, como gripe, mononucleose, herpes e caxumba, e os sintomas costumam ser febre baixa, dor no corpo, resfriado e caroços no pescoço.

Quais são as doenças causadas pelo beijo na boca?

As doenças mais comuns provocadas pelo beijo na boca são gripe, herpes, mononucleose e até sífilis. Saiba outras doenças que se transmitem pelo beijo, quais os sintomas, como prevenir e qual o tratamento para cada uma delas

Por que a mononucleose é a doença do beijo?

Chamada também de febre ou doença do beijo, a mononucleose é uma infecção viral causada pelo vírus Epstein-Barr. Esse vírus é da mesma família do herpes simples, embora a doença em si seja diferente.

Quais são as doenças causadas pelo beijo na boca?

As doenças mais comuns provocadas pelo beijo na boca são gripe, herpes, mononucleose e até sífilis. Saiba outras doenças que se transmitem pelo beijo, quais os sintomas, como prevenir e qual o tratamento para cada uma delas

Quais são os perigos das doenças espalhadas pelos beijos?

Ninguém está isento dos perigos das doenças espalhadas pelos beijos. Embora as pessoas em relacionamentos de longo prazo possam ter menos riscos, qualquer um pode ficar doente pelos beijos e troca de salive. Você pode querer toar mais cuidado, e pensar em quem você beija, para não pegar uma dessas doenças transmitidas através de um beijo.

Quais são os diferentes tipos de tratamento da mononucleose?

Os corticosteroides são os medicamentos recomendados para aliviar alguns de seus sintomas, como inchaço da garganta e amígdalas. Além disso, o tratamento da mononucleose pode envolver medicamentos para infecções secundárias. Ocasionalmente, uma infecção estreptocócica acompanha a dor de garganta da mononucleose.

Por que a mononucleose é um problema de saúde pública?

Na prática, a mononucleose não é um problema de saúde pública muito relevante porque além de não ser extremamente contagiosa, a maioria dos casos ocorre ainda na infância, quando a doença costuma ser mais branda, e até 90% dos pacientes chega à fase adulta já imunizado contra o vírus.

Como é transmitida a mononucleose?

Além do beijo, a mononucleose também pode ser transmitida através da tosse, espirro, objetos, como copos e talheres, ou qualquer outro modo no qual haja contato com a saliva de uma pessoa contaminada.

Quais são os vírus que causam mononucleose?

Esse vírus é muito difundido na população, sendo a maioria das infecções por Epstein-Barr assintomáticas. A mononucleose infecciosa é uma doença febril que se destaca por provocar o surgimento de três sintomas principais: febre, aumento dos linfonodos e inflamação da faringe e amígdalas.

Postagens relacionadas: