Asae reclamações

asae reclamações

Como responder à reclamação dos prestadores de serviços públicos essenciais?

Os prestadores de serviços públicos essenciais devem responder à reclamação dos consumidores/utentes no prazo de 15 dias úteis a contar da data da receção da mesma. » Tenho um estabelecimento físico e tenho já um livro de reclamações. Para ter um livro no formato eletrónico, sou obrigado a ter um sítio na internet?

Quanto Tempo Demora para receber uma reclamação?

Deverá estar atento ao e-mail que indicou para receber as reclamações e caso as receba, deve responder ao consumidor no prazo máximo de 15 dias uteis.

Por que as folhas de reclamação não são corretamente preenchidas?

Alerta-se para o facto de cerca de 27,5% das folhas de reclamação recebidas não serem corretamente preenchidas, por não apresentarem todos os elementos de identificação, quer do agente económico quer do reclamante, quer ainda, por a letra do texto se mostrar ilegível, o que por vezes, inviabiliza a resposta às partes interessadas.

Qual é o objetivo do livro de reclamações?

O seu principal objetivo é a simplificação e desmaterialização de procedimento com o envio e tratamento das reclamações, o reforço da proteção dos direitos e interesses dos consumidores no exercício do direito de queixa e a criação do formato eletrónico do Livro de Reclamações.

Quais são os serviços públicos essenciais e quem pode reclamar?

Qualquer utente de um serviço público essencial lesado nos seus interesses tem o direito de reclamar mas, os consumidores nem sempre sabem os passos a dar ou a quem recorrer. Quais são os serviços públicos essenciais? Os serviços públicos essenciais são definidos pela Lei n.º 23/96, que especifica também os direitos dos utentes destes serviços.

Por que o prestador de serviços deve preencher a reclamação sob a orientação do consumidor?

O prestador de serviços/fornecedor de bens deve, no caso de lhe ser pedido, preencher a reclamação sob a orientação do consumidor no caso de este estar impossibilitado de o fazer devido a uma incapacidade física ou analfabetismo. » Como é que eu sei que a entidade reguladora ou de controlo de mercado recebeu as folhas de reclamação?

Como os prestadores de serviços públicos podem informar o consumidor?

Os prestadores de serviços públicos têm de informar o consumidor das condições em que o serviço é fornecido e prestar-lhe todos os esclarecimentos que se justifiquem, incluindo as tarifas aplicáveis pelos serviços prestados.

Quais são os serviços públicos essenciais?

Água, luz, gás, telefone fixo, telemóvel, internet, televisão, serviços postais, recolha e tratamento de águas residuais, gestão de resíduos sólidos urbanos e serviços de transportes públicos são serviços públicos essenciais.

Como preencher a Folha de reclamações?

Antes de preencher a folha de reclamações o consumidor deverá ler com bastante atenção todas as instruções do livro de reclamações. Todos os consumidores têm o direito de solicitar o livro de reclamações sempre que no ato de uma aquisição de um bem ou serviço entenda que os seus direitos não são respeitados.

Como é feita a reclamação?

Cada reclamação é emitida em triplicado, o original deve ser enviado à entidade competente no prazo máximo de 10 dias úteis, o duplicado fica com o reclamante e o triplicado fica no livro de reclamações. O consumidor deverá guardar a cópia da folha de reclamação pois esta servirá de comprovativo em como fez a reclamação.

Como saber se a reclamação foi efetuada online?

Caso a sua reclamação tenha sido efetuada online, pode consultar o estado da mesma acedendo ao link que foi enviado para o seu e-mail após ter submetido o formulário de queixa, que redireciona para a sua reclamação. Como saber para que entidade foi enviada a sua reclamação?

Por que é importante saber resolver as reclamações?

Entretanto, muito do que está na internet é resultado das avaliações dos clientes, é por isso que saber resolver as reclamações é tão importante. Os números indicam: nos últimos 3 anos, houve um aumento médio de 120% nas pesquisas por tempo de espera de locais.

Como funciona? A reclamação é registada no livro de reclamações em triplicado. O responsável do estabelecimento entrega ao cliente o duplicado da queixa e tem cinco dias úteis para enviar a sua cópia à entidade competente para a apreciar.

Quem é obrigado a disponibilizar o livro de reclamação?

Postagens relacionadas: