Armadilha petrolífera

armadilha petrolífera

Quais são as armadilhas de petróleo?

As armadilhas de petróleo são estruturas estratigráficas e/ou tectónicas (ou estruturais) que permitem a sua acumulação. Nas bacias portuguesas existem ambos os tipos, mas, provavelmente, mais de 90% das sondagens realizadas, até hoje em Portugal, tinham como objetivo armadilhas estruturais.

Quais são os diferentes tipos de armadilhas estruturais?

Armadilhas estruturais são o mais importante tipo de armadilha representando a maioria das descobertas de reservas de petróleo do mundo. As três formas básicas de armadilhas estruturais são a armadinha anticlinal, a armadilha de dobra e a armadilha de domo de sal. ↑ Gluyas, J. & Swarbrick, R. (2004) Petroleum Geoscience.

Qual é a diferença entre Trapa e armadilha?

A trapa ou armadilha pode ser do tipo estrutural, estratigráfica ou hidrodinâmica. Uma armadilha estrutural consiste de configurações geométricas de estruturas de rochas que acumulam o petróleo, não permitindo sua fuga. Podem ser domos salinos, flancos de homoclinais ou ainda, diversos tipos de superposição de dobras e falhas.

Qual a origem do sistema petrolífero?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Sistema Petrolífero Permo-Carbonífero do Jurássico Superior - Austrália Sistema petrolífero é um modelo que engloba todos os elementos e processos geológicos necessários à existência de acumulações de óleo e gás.

Como funcionam as armadilhas petrolíferas?

Sabendo que o movimento dos fluidos subterrâneos só é possível ao longo das camadas permeáveis, os hidrocarbonetos acumulam-se nas zonas altas das rochas porosas cobertas por rochas impermeáveis ( rochas de cobertura ). Neste caso, diz-se que estamos perante armadilhas petrolíferas .

Como ocorre o processo de produção de petróleo e gás?

Roy Nurmi, um consultor de Schlumberger, descreveu o processo como segue: Plâncton e algas, proteínas e a vida que está flutuando no mar, na medida em que morre, cai para o fundo, e esses organismos serão a fonte do nosso petróleo e gás.

Como foram perfurados os poços de petróleo?

Os poços de petróleo primordiais nos tempos modernos foram perfurados percussivamente, martelando uma ferramenta a cabo na terra. Pouco depois, ferramentas de cabo foram substituídos por perfuração rotativa, o que poderia perfurar poços a uma profundidade muito maior e em menos tempo.

Qual é o significado de poço de petróleo?

Por fluido produzido, pode haver poços que produzem petróleo, poços que produzem óleo e gás natural, ou poços que apenas produzem gás natural.

Postagens relacionadas: