Exodontia de dente

exodontia de dente

Qual a diferença entre exodontia e remoção de dente?

Exodontia ou “remoção de dente” é o nome dado quando é preciso extrair um de forma cirúrgica. A extração pode ser feita por um dentista cirurgião. Isso porque todo cirurgião dentista está habilitado para fazer este tipo de cirurgia. No entanto, a exodontia vai além disso, por isso entenda tudo a respeito de exodontia neste post.

Qual a diferença entre exodontia e extração dentária?

A exodontia é o ato cirúrgico que corresponde a uma extração de dente, ou seja, é remover, extrair, “tirar” ou “arrancar” um dente. A extração dentária é uma pequena cirurgia ou operação, referida como um dos procedimentos estomatológicos mais ancestrais de que há registro.

Como é feita a exodontia?

Durante o procedimento de exodontia essas ferramentas podem ser manuseadas por meio de três movimentos diferentes. Movimento de alavanca: usando a alavanca apical, posicionando-a de forma adequada para que, com uma pequena força contra a resistência do dente, a ferramenta consiga alavancar o dente para fora do alvéolo.

O que fazer após a extração do dente?

Após a extração do dente a recuperação é rápida, não sendo necessário qualquer repouso, contudo deve evitar esforços físicos intensos, principalmente no dia da extração, como por exemplo corrida, natação, musculação, entre outros;

Como é feita a exodontia?

Durante o procedimento de exodontia essas ferramentas podem ser manuseadas por meio de três movimentos diferentes. Movimento de alavanca: usando a alavanca apical, posicionando-a de forma adequada para que, com uma pequena força contra a resistência do dente, a ferramenta consiga alavancar o dente para fora do alvéolo.

O que acontece quando um dente é extraído?

Por outro lado, quando existe uma grande destruição do dente com envolvimento da raiz é necessária a extração. O que acontece quando um dente é extraído? A falta de um ou mais dentes sem a sua reposição imediata pode levar a problemas na mastigação, fonética e perda de suporte labial.

Como aliviar a dor após extração de dente?

Tomar devidamente a medicação ou remédio prescrita pelo médico dentista, que pode passar apenas pela toma de analgésicos, de modo a aliviar a dor após extração de dente, mas também por anti-inflamatórios e/ou Antibiótico; Manter uma higienização oral mais cuidada, sem descurar minimamente a zona da extração.

Qual a diferença entre canal do dente e extração?

Qual é a diferença entre canal do dente e extração? Ao comparar os dois procedimentos, existe uma grande diferença entre eles: o tratamento de canal do dente tem como objetivo preservar o dente danificado enquanto uma extração o remove completamente.

Quais são as etapas da exodontia?

Na técnica de exodontia que exige a utilização do fórceps, são cinco os movimentos que estão envolvidos nesse procedimento: a cunha, intrusão, lateralidade, rotação e tração. As etapas que envolvem todo o processo são: Sutura.

Quais os tipos de cirurgias de exodontias?

Nas cirurgias de exodontias, você pode optar por realizar Técnica I (apenas fórceps), Técnica II (utilização de alavancas + fórceps opcional) e Técnica III (associação de odontosecção e/ou osteotomia).

Quais são os dentes que podem ser utilizados na exodontia?

Os dentes excedentários – que são dentes que excedem o número normal de dentes, ou seja, são dentes a mais, também podem ser utilizados na exodontia, caso também seja preciso removê-los por causa de problemas estéticos ou de oclusão. Diante disso, as situações específicas em que é necessário adiar a extração ou evita-la, são os seguintes casos:

Quais são as causas da exodontia do terceiro molar?

Trismo: relaciona-se com a exodontia do terceiro molar devido a técnica anestésica inadequada, espasmo muscular por inflamação, reflexo antálgico, lesões da articulação causadas por manobras intempestivas durante a extração; Bacteriemias: presença de bactérias na corrente sanguínea;

O que é a extração de dente? A extração de dente consiste na remoção de um ou mais dentes. De forma resumida, há dois tipos de extração: a simples e a cirúrgica. A extração simples, o dentista faz a soltura do dente com uma alavanca bucal. Na sequência, o profissional usa uma pinça para remover totalmente o dente.

Como repousar após a extração do dente?

Postagens relacionadas: