Confraria nossa senhora da nazaré

confraria nossa senhora da nazaré

Por que a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré inaugurou o seu Museu de Arte Sacra?

A Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, inaugurou o seu Museu de Arte Sacra, no dia 7 de Julho de 1996. Atribuindo-lhe o nome do Reitor Luís Nesi, prestando desta forma uma singela homenagem ao homem que foi Reitor deste Santuário mais de 20 anos, e que nos últimos anos de vida, mais se debateu para tornar este projecto uma realidade.

Quando surgiu o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré?

A construção do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré remonta ao século XIV, aquando da vinda de El-Rei Dom Fernando em peregrinação à Senhora da Nazaré.

Qual é o significado da palavra Confraria?

As confrarias surgiram essencialmente na Idade média, sobretudo em Portugal, mas só foram ser estimuladas pela Igreja a partir do século XVI, com a fundação das irmandades e ordens religiosas. Algumas foram criadas ou recriadas no século XVII, em geral por iniciativa do clero e, em todo caso, sob seu controle [ 7] .

Quais as principais confrarias existentes em Portugal no século XVI?

Em Portugal, no século XVI, existiam, por exemplo, confraria dos clérigos, a confraria de S. Bartolomeu dos Alemães e a de Nossa Senhora do Loreto dos Italianos [17]. No âmbito destas, inserem-se as confrarias da Misericórdia, que englobavam as elites locais da região e, ao contrário das outras, prestavam serviços a não membros.

Qual é o conceito de confraria?

Conceito de confraria. Conceito de. confraria. Chama-se confraria a um grupo formado por vários indivíduos com algum objetivo específico. O conceito pode se referir a diferentes tipos de agrupamentos: congregações, grêmio, irmandades, etc.

O que é a Confraria Nossa Senhora da Nazaré?

Igreja onde a Confraria Nossa Senhora Da Nazaré se reunia, em Portugal No âmbito religioso, as confrarias são associações laicas fundamentadas em princípios religiosos que, geralmente, realizavam obras de caridade e formavam uma espécie de rede de apoio aos irmãos associados.

Quais são os objetivos das confrarias?

Além do ambiente religioso, existem confrarias instituídas com objetivos institucionais ou gremiais. Na Idade Média, por exemplo, a atividade teatral era regulada pelas confrarias fundadas por bispos ou monarcas. Havia confrarias na Espanha, França e outros países.

Qual a diferença entre confrarias da Glória e Penitenciária?

As confrarias da Glória estão centradas no culto a uma invocação, enquanto as confrarias sacramentais são orientadas para o Santíssimo Sacramento. Enquanto isso, as confrarias penitenciárias realizam penitência na Semana Santa. É comum as confrarias realizarem procissões.

Postagens relacionadas: