Rota das cegonhas

rota das cegonhas

Qual é a função da cegonha?

De acordo com o folclore europeu, a cegonha é responsável por trazer os bebés para os novos pais. A lenda é muito antiga, mas foi popularizada no século XIX pelo conto de Hans Christian Andersen As Cegonhas.

Como era a chegada das cegonhas no mês de Janeiro?

Na zona de Idanha-a-Nova, a chegada das cegonhas no mês de Janeiro era sinónimo de um pagamento extra (vintém) aos jornaleiros da região, por parte do proprietário local. Desta forma, passou a ser frequente dizer-se “Lá vem a cegonha que traz um vintém no bico”.

Qual é a órbita da cegonha?

Cegonhas-brancas já não nidificam em muitos países e as mais fortes concentrações da população no oeste são em Espanha, Ucrânia e Polónia. Na Península Ibérica as populações estão concentradas no sudoeste e também houve um decréscimo devido às práticas de agricultura.

Quais são as cegonhas típicas?

As cegonhas típicas incluem as cegonhas-brancas e seis outras espécies-taxon extantes, que são caracterizadas pelos longos bicos pontiagudos e por terem principalmente plumagem branca e preta.

Por que a cegonha é tão importante?

Na Grécia uma lei chamada Pelargonia, termo utilizado para a cegonha, obrigava os filhos a cuidar de seus pais. Como uma referência a cegonha que continuava a cuidar de seus filhotes mesmo depois que eles já eram independentes. No entanto, nem tudo são flores, há também algumas histórias macabras sobre as cegonhas.

Quais são as características das cegonhas?

A cegonha também é símbolo da piedade familiar. Na Europa medieval, acreditava-se que a cegonha alimentava seus pais envelhecidos e que era muito dedicada a seus filhotes. No Extremo Oriente, tal qual o grou, ela é considerada um símbolo da imortalidade.

Qual a alimentação da cegonha?

As cegonhas conseguem encontrar a maior parte da comida que comem apenas andando em áreas de baixa vegetação ou atravessando águas rasas. Elas podem engolir pequenas presas inteiras, mas geralmente preferem dividir a comida em partes menores antes de ingeri-las.

Qual a diferença entre cegonha e Ciconia?

Cegonha é o nome comum dado às aves ciconiiformes pertencentes a família Ciconiidae e ao gênero Ciconia. A família é composta por 19 espécies de aves de médio a grande porte, com pernas, pescoço e bicos compridos. São aves sociáveis, com membrana interdigital presente e coloração das penas predominantemente branca e preta.

Qual é a função da cegonha?

De acordo com o folclore europeu, a cegonha é responsável por trazer os bebés para os novos pais. A lenda é muito antiga, mas foi popularizada no século XIX pelo conto de Hans Christian Andersen As Cegonhas.

Qual é a diferença entre cegonha-branca e cegonhas-de-bico-amarelo?

Dentro do seu género a cegonha-branca é muito distinta quando avistada no solo, mas à distância, em voo, pode no entanto ser confundida com muitas outras espécies com padrões de asas muito similares, como a cegonha-de-bico-amarelo, o pelicano-branco ou o abutre-do-egito.

Qual a relação entre a cegonha e a fertilidade?

No Oriente, a cegonha é símbolo de imortalidade e longevidade. A relação entre a cegonha e crença de que são as cegonhas e a fertilidade e nascimento, vem da crença de que são as cegonhas que trazem os bebês devido à sua natureza migratória e monogâmica, correspondendo o seu regresso ao despertar da natureza.

Por que a cegonha é símbolo de longevidade?

A cegonha é também símbolo de longevidade porque a ela é atribuída uma faculdade de viver muitos anos. Acredita-se que a cegonha possa viver até os 600 anos em plena forma, quando deixa de comer, passando apenas a beber, e vai ficando preta e seca até morrer por volta dos 2 mil anos.

Postagens relacionadas: